5 Filmes Para Assistir no Dia das Bruxas

10:44


Filmes Halloween
imagem de funda via apartament therapy

O dia mais assombrado do ano chegou! E se você quer comemorar a data na segurança do seu sofá enquanto come um balde de pipoca, chama os amigos, acende as abóboras e vem conferir 5 Filmes Para Assistir no Dia das Bruxas.

1 - Halloween - John Carpenter - 1978

Jamie Lee Curtis
Laure Strode - Imagem de Reprodução
Clássico indispensável do dia das bruxas, a obra narra a história do psicopata Michael Myers que, aos seis anos de idade, matou sua irmã à facadas na noite de halloween. Exatamente quinze anos depois, Myers escapa da clínica onde esteve preso, volta para sua cidade natal e passa a perseguir a jovem Laurie Strode, deixando um rastro de mortes na tentativa de alcançá-la. 

Apesar da trama simples e do baixo orçamento, John Carpenter consegue construir uma atmosfera tensa e sufocante. Enquanto os planos fechados causam desconforto, os planos abertos, em que vemos o assassino se aproximando lentamente, dão uma terrível sensação de impotência e desespero.

O filme foi tão icônico que inspirou a abertura de 'Stranger Things' e o serial killer de 'Pânico', além de ser um marco para o gênero do suspense. Vale muito apena assistir. 

2 - It: A Coisa - Andy Muschieti - 2017

O "Clube dos Perdedores" - Imagem de Reprodução
Se você morre de medo de palhaços, esse (não) é pra você. Baseado no livro homônimo de Sthepen King, "It" conta a história de sete crianças que precisam lidar com um verdadeiro pesadelo: a Coisa.

Responsável pelo desaparecimento e morte de diversas crianças em Derry, no Maine, a coisa toma a forma do terrível e assustador palhaço Pennywise. Diante da apatia dos adultos, o "clube dos perdedores" se une para dar um fim ao rastro de sangue deixado pela criatura.

Obra que também serviu de inspiração para Stranger Things, a história já havia sido mostrada no cinema. Sob o título de "It: Uma Obra Prima do Medo", o longa dos anos 90 não alcançou o mesmo status que a versão de Andy Muschieti. O diretor deu um baita up nas produções de terror da última década. Quer morrer de medo? Assista ao trailer aqui.

Ps: o filme tem cenas bem pesadas, então não indico nem para os de estômago fraco e nem para os menores de 16 anos. De resto, é pedida certa pro Halloween.

3 - Os Fantasmas Se Divertem - Tim Burton - 1988

Winona Ryder em Beetlejuice - Imagem de Reprodução
Para descontrair um pouquinho, aqui vai um dos maiores sucessos do querido e excêntrico Tim Burton.

Quando Bárbara e Adam Maitland morrem em um acidente de carro, são obrigados a assombrarem sua antiga casa por alguns anos (parte da burocracia). Assim que uma nova família se muda para lá, o casal de fantasmas tenta assustar os moradores a todo custo, mas tudo o que conseguem é adquirir o interesse e a simpatia de Lydia, a filha adolescente dos novos moradores.
A situação foge do controle quando Bárbara e Adam decidem contratar os serviços de Beetlejuice, um fantasma pomposo e instável que não tem lá muito boas intenções.

Com o humor ácido e sombrio típico de Burton, o filme é tragicômico e absurdo,  o que rende muitas risadas. Além, é claro, de contar com as excelentes performances de Winona Ryder e Michael Keaton nos papéis principais.

Só cuidado!  Nada de falar 'Beetlejuice' três vezes. Porque né, vai que ele aparece atrás de você...

4 - O Estranho Mundo de Jack - Henry Selick - 1993

O Estranho Mundo de Jack - Imagem de Reprodução
Mais um filme com a pegada sombria de Burton, a obra acompanha a trajetória de Jack, um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween. Um dia, cansado de fazer as mesmas coisas, Jack Skellington sai dos limites de sua cidade e acaba atravessando o portal para a cidade do Natal. Encantado com as luzes, a neve e o espírito natalino, Jack decide sequestrar o Papai Noel e levar o natal para o halloween, enquanto faz algo novo com sua vida.

O filme é uma delícia. É engraçado, divertido, tocante e fofo. Mesmo os que não gostam de musicais se apaixonam por frases hilárias como: "Pega o papai cruel, bate muito bem. Deixa ele descansar no trilho do trem..."

Como se não bastasse todo o enredo, o longa conta com uma qualidade técnica incrível. Diferente do que muita gente pensa, 'O Estranho Mundo de Jack' não é uma animação, mas um stop-motion. Isso significa que ele foi filmado com bonequinhos de verdade sendo movimentados e fotografados quadro a quadro (levando longos três anos para ser conclúido). Por isso, apesar de ser idealizado por Tim Burton, o projeto precisou ser dirigido pelo magnífico Henry Selick, que é especialista no assunto.

Dê uma chance, você não vai se arrepender. Afinal de contas, o que é mais halloween do que o Rei da Cidade do Halloween? Te amo, Jack.

5 - Donnie Darko - Richard Kelly - 2001

Donnie Darko - Imagem de Reprodução
No filme mais cult da nossa lista, Donnie Darko é um adolescente genial, incomum e isolado que, devido à suas visões, faz tratamento para esquizofrenia. Uma dia, Donnie é atraído para fora de sua casa por um gigante e macabro coelho chamado Frank. Frank diz a Donnie que o mundo acabará em um mês. À princípio, o protagonista pensa que é uma brincadeira, mas começa a mudar de ideia quando uma turbina de avião cai em sua cama, onde ele estaria deitado se não fosse o chamado de Frank.  

O filme aborda viagens no tempo e universos paralelos de forma muito original e é genial ao não criar uma narrativa forçadamente expositiva. Muitas questões levantadas ao longa da obra são deixadas em aberto, abrindo espaço para diversas interpretações e teorias. Excetuando a forte atuação de Jake Gyllenhaal, o roteiro de dar nó na cabeça e a pegada filosófica, a obra ganhou destaque por seus diálogos imprevisíveis, profundos e marcantes. 
Além do clima de suspense  e de imagens bem assustadoras envolvendo o coelho Frank, o longa encontra seu clímax em uma noite de Halloween. 

Não deixe de assistir esse filme e lembre-se: antes de sair por aí questionando o porque das fantasias ridículas dos seus amiguinhos, pergunte a si mesmo "por que você está usando essa ridícula fantasia de homem".

6 - Indicações Bônus 

Invocação do Mal - Imagem de Reprodução
Se você quer opções de filmes arrepiantes, vem conferir a lista de Sexta-Feira 13 que fiz para o blog Mais Que Seis. Filme é o que não vai faltar na noite de hoje. 

E aí, pessoal. Gostaram do post? Comenta aí. 

Bom halloween e smash the pumpkin
boo

You Might Also Like

9 comentários

  1. Gostei muito das suas indicações de filmes pra assistir no dia das bruxas, são filmes geniais perfeito para esse dia. Ainda não assisti eles mas fiquei bastante curiosa principalmente pelo filme Os Fantasmas Se Divertem gosto muito dos trabalhos da atriz Winona Ryder, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fantasmas se Divertem é muito divertido e Winona é sempre maravilhosa ❤

      Excluir
  2. Que legal esta indicação de filmes, acredita que ainda não vi nenhum destes?! Mas, quero muito ver este "A Coisa". Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, procurei fugir um pouco dos óbvios pra diversificar a data. It é ótimo e dá muito medo 👻

      Excluir
  3. Já vi a maioria desses, mas quero muito ver este "a coisa", ainda não vi. Adorei seu post, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alice! O filme é muito bom, elenco ótimo, efeitos ótimos. Só não pode ter medo de dormir no escuro depois haha 😘

      Excluir
  4. Que bacana, não conhecia esses filmes, só o estranho mundo de Jack, mas eu assisti mesmo foi Abracadabra hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Desses só não assisti Donnie Darko e Os Fantasmas se Divertem, mas fiquei bem curiosa para conferir, Donnie Darko é um filme que todos ou amam ou odeiam hahaha. It - A Coisa para mim é o filme do ano, Halloween é um clássico que todos devem assistir, eu até quero olhar de novo para relembrar essa obra prima.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Como dar Início à Organização do Casamento

imagem de fundo via   bespoke-bride Com o computador quebrado e uma internet super lentinha, o blog acabou ficando em branco durante ...

Postagens mais visitadas

Spotify