Como dar Início à Organização do Casamento

14:04

imagem de fundo via bespoke-bride
Com o computador quebrado e uma internet super lentinha, o blog acabou ficando em branco durante todo o mês de novembro. Mas dezembro chegou e aborralheira está de volta à ativa. Agora nós teremos posts fixos toda a segunda, quarta e sexta. E hoje é inauguração de tag nova!

Eu sou apaixonada por organização de eventos e estava ansiosa para escrever sobre casamentos aqui no blog. Os preparativos, a decoração, as músicas, o romantismo, a cerimônia... Toda a ideia de tirar um dia para celebrar o amor com os amigos e a  família me encanta muito.

Até porque, como bem disse Wagner Moura, "o casamento é uma instituição moderníssima. Hoje, nada mais obriga duas pessoas a estarem juntas, a não ser o amor"

E, desde que minha melhor amiga ficou noiva, tivemos muitas dúvidas. Afinal, depois que a gente noiva, a gente faz o que? Começa por onde?

Quer saber a resposta para essas perguntas? Então vem cá descobrir como dar início à organização do casamento!

1 - Defina o Estilo do Casamento

Desde os clássicos até aos alternativos, existem muitos estilos que podem ser usados em seu casamento. No entanto, nesta fase, é importante ir além da estética e aplicar alguns conceitos de Gestão de Marca ao seu evento.

Para pra pensar... Quando uma marca cria uma logo, ela não está te passando apenas uma imagem, mas um conceito. Na verdade, as cores, formas e fontes são didatas pelo conceito. Este conceito é, portanto, tudo aquilo o que remete à sua marca. É o conjunto de coisas que a representam.

Por exemplo, se você quer um casamento delicado e intimista, onde o clima seja de paz, harmonia e tranquilidade, faz sentido que ele seja realizado ao ar livre, durante o dia, reservado a poucos convidados e com uma pegada mais clean e minimalista.

Faz parte do conceito, do conjunto, o estilo propriamente dito, mas também a "vibe" do evento, a mensagem que quer passar, a forma como se eterniza. Eu quero um casamento tradicional ou despojado? Combina mais ser durante o dia ou à noite? Quais cores se encaixam aqui? Que músicas tocar? Qual comida servir? Que lembrancinhas disponibilizar? 

Pergunte a si mesmo como você quer as pessoas se lembrem desse dia e, o mais importante, como você gostaria de lembrar desse dia. Ao pensar assim, você construirá o seu conceito e será muito mais fácil dar início à organização do seu casamento.

Obs: Inspire-se nas tendências, mas não abra mão da própria personalidade. Esse dia é seu e de seu grande amor. Por isso, deixe-o a cara de vocês!

2 - Escolha Data e Horário

Parece óbvio, mas um dos itens mais importantes dessa lista às vezes é negligenciado pelos casais. É muito comum que noivinhos e noivinhas se percam em confabulações e acabem adiando a escolha da data e do horário da cerimônia. Não cometa esse erro! 

Dar conta de todas as etapas da organização depende de um bom planejamento. Todo a sua agenda será montada em cima da data escolhida. Além do mais, definir a data com antecedência ajudará  você a se preparar e a se adaptar às questões específicas daquela época do ano.

Maio, por exemplo, é um mês onde o preços dos fornecedores sobe consideravelmente. Já em agosto, você poderá encontrar muitos descontos. Nos meses chuvosos, é bom evitar cerimônias ao ar livre e por aí vai. 

Nesse mesmo sentido, estipular o horário é essencial. Sua cerimônia será noturna? Invista na iluminação. Gambiarras estão em alta e têm uma pegada super romântica. O casamento vai ser de manhã? Reserve para você uma ótima noite de sono. Aqui, a palavra chave é: programe-se. 

3 - Delimite o Orçamento

E se atenha a ele! Seu evento precisa caber no seu bolso. No Brasil, casamentos custam, em média, entre 30 e 40 mil reais. Mas você não precisa gastar tanto. Seu orçamento está apertado? Opte por um mini-wedding ou um petit comitê. Celebre o amor com simplicidade. 

O importante é ter em mente que, independente do orçamento que você estipular, não poderá perdê-lo de vista. Todos os dias você terá ideias novas sobre o que acrescentar à sua festa. E cada uma dessas ideias, por mais simples que sejam, custam dinheiro.

Saiba o quanto você pode gastar, trace prioridades, procure fornecedores dentro da sua faixa, tenha uma planilha para controlar os gastos e organize-se. Com planejamento e criatividade é possível fazer um casamento inesquecível sem ficar no vermelho.

4 - Estipule o Tamanho do Seu Casamento

A sua lista de convidados mudará muitas vezes, mas, de acordo com o seu orçamento, defina qual será a média de pessoas que você irá convidar. Pense que, quanto mais convidados você tiver, maior será o custo com o lugar, o buffet, os doces, as lembrancinhas e etc. 

Aqui meu conselho é que você não convide pessoas apenas por convidar, ou para cumprir tabela. Mesmo que o seu orçamento não esteja apertado, um lista concisa de convidados ajudará você a recepcioná-los de forma melhor e mais elaborada.

Além do mais, independente do tipo ou do estilo de casamento pelo qual você optar, esse é um dia muito especial. Reserve-o para as pessoas essenciais em sua vida, aquelas pessoas que tornarão esse dia memorável e aconchegante.

5 - Pesquise Fornecedores 

Para que tudo saia perfeito no seu grande dia, você precisa contar com profissionais comprometidos, qualificados e que prestem um serviço de excelência. Por isso, pesquise, busque recomendações, faça uma listinha de prós e contras, compare os preços. ( E lembre-se que nem sempre o mais caro é o melhor, viu?)

Talvez você não encontrará o que procura ao buscar fornecedores no google. Por isso, abuse dos grupos do facebook, das comunidades do google+, das hashtags do instagram e do bom e antigo "boca-a-boca". Sabe aquela prima da amiga da sua mãe que usou um vestido magnífico? Entre em contato. O melhor feedback vem de quem já usou o serviço. 

Dica de amiga: dê prioridade ao local do evento, buffet, decoração e fotografia. Esses são elementos extremamente disputados e você não vai querer ficar sem aquele fotógrafo incrível porque outra pessoa já reservou a sua data.

Ufa! Agora que você já sabe como começar a organizar seu casamento, é só colocar os papéis para correr.  

Gostou das dicas? Deixe seu comentário aí embaixo! 

Ponha a mão na massa e don't panic. 
beijos


You Might Also Like

9 comentários

  1. Não pretendo casar, mais essas dicas são essenciais até para organizar um simples aniversário, a parte mais importante é controlar o orçamento
    Adorei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Namoro há 7 anos e me dá coisas só de pensar tuuuudo que envolve um festa de casamento.
    Queria ter dindin o suficiente para contratar alguém pra resolver tuuudo pra mim e no dia ser tudo surpresa assim como é para os convidados, kkkkk...

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo guia para quem vai casar agora. Eu com certeza não sou uma dessas pessoas, mas pretendo... um dia, eu acho hehe. As fotos que você trouxe me passaram a sensação de um casamento bem clássico, mas eu tenho umas ideias bem peculiares :)
    Enfim, adorei a sua organização no post. Já ajudei a organizar um casamento e precisa de bastante disciplina pra não enlouquecer :P
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Amei as suas dicas. Eu estava com muitas dúvidas e você as esclareceu nesse post. Obrigada. Parabéns pelo post, pelo blog e sucesso para você. 😘

    ResponderExcluir
  5. Que dicas maravilhosas e essas fotos são ótimas inspirações

    ResponderExcluir
  6. Mulher, simplesmente salvei seu post aqui no meu celular pq proximo ano pretendo casar e todas as suas dicas são extremamente fundamentais! Bjuus mana, ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
  7. ahh casamentos um momento tao importante que da tanto trabalho que minha cabeça doi so de pensar mais adorei suas dicas
    bj

    ResponderExcluir
  8. Que dicas Mara! A minha amiga está prestes a casar e está super perdida na preparação, vou passar essas dicas para ela, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo esse post, sou uma pessoa muito indecisa sei que quando chegar nessa fase será muito difícil

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Como dar Início à Organização do Casamento

imagem de fundo via   bespoke-bride Com o computador quebrado e uma internet super lentinha, o blog acabou ficando em branco durante ...

Postagens mais visitadas

Spotify